sábado, 30 de agosto de 2008

COMO O COMPUTADOR CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, DA APRENDIZAGEM E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Acredito que a educação está dividida em duas épocas: antes dos computadores e depois dos computadores. Na primeira a comunicação entre professor e aluno acontecia apenas em sala de aula. O que não quer dizer, que isso não aconteça hoje ainda, não podemos esquecer que a maioria dos alunos e, muitos professores, não possuem computador e quando precisam utilizar é preciso vir à escola, o que representa uma dificuldade por falta de tempo.


Quem dispõe desse recurso é uma maneira de estar mais próximo, pois permite uma comunicação mais constante entre professor e aluno, acontecendo uma troca de informações, idéias, onde o professor pode enviar aos seus alunos atividades ou gabarito de questões trabalhadas em aula, por exemplo, assim mesmo distante fisicamente, estar mais próximo de seus alunos.


Há algumas décadas atrás o professor tinha como único recurso para suas aulas, o quadro-negro e giz, com o tempo apareceram as calculadoras com bobinas de papel e manivela, depois evoluíram para as elétricas e assim por diante, até os dias atuais. Hoje, dispomos de recursos tecnológicos nunca imaginados em épocas passadas, como os computadores, cada vez mais sofisticados.


Quando imaginaríamos a possibilidade de podermos entrar em contato com nossos alunos, fora da sala de aula e ainda mais, podermos nos comunicar com eles em tempo real, mesmo estando em lugares diferentes?


Então, como o professor não procurar o aperfeiçoamento? O uso da tecnologia em sala de aula se faz necessário já que possibilita um ensino e uma aprendizagem mais criativa e atualizada. As tecnologias vêm derrubando as paredes da sala de aula, levando o aluno e o professor, a uma educação voltada para a realidade.

Lembrando que a inclusão da tecnologia na Escola, só acontecerá, se o educador mudar a sua postura, ou seja se ele quer realmente mudar, não estiver acomodado, com medo do novo.

As salas de informática devem ser mais freqüentadas pelos professores e seus alunos, devem deixar de ser vistas como algo complicado, difícil de ser usada, para isso devemos ir em busca de aperfeiçoamento e acompanhar os novos tempos em que observamos mudanças e avanços tecnológicos a cada minuto. Não podemos ficar parados no tempo e no espaço, pois o universo está em movimento e este movimento gera constantes mudanças.


Vamos procurar melhorar sempre, através de cursos e de trocas de experiências, na qualidade de professores, não devemos ser rotulados como antiquados, não importa a nossa idade, precisamos ser modernos e falar a mesma linguagem dos nossos alunos, para que nossos objetivos sejam alcançados com sucesso.


Se faz necessário essa busca, com urgência, para que possamos acompanhar nossos alunos no conhecimento e no manuseio dessas máquinas. O que é preciso? Cursos específicos para cada disciplina, como Matemática por exemplo, onde nós professores dessa área, possamos ministrar aulas usando esse precioso recurso, “adorado” pelos alunos, tornando as aulas mais agradáveis. Portanto colegas, vamos “arregaçar as mangas”, ânimo, vamos à luta! Em busca de novos vôos...! Como educadores, sabemos melhor que ninguém, que o aprendizado é contínuo. Temos que estar sempre atualizados e abertos para o novo.


Beijos!


2 comentários:

Planeta vida disse...

Ao ler o seu texto percebi o quanto é preciso desacomodar,para nos atualizarmos e poder acompanharmos a modernidade dentro do possível ou que está ao nosso alcance.Renovação eu considero a palavra chave.

Carmen Sexto disse...

Amiga, teu desabafo é verdadeiro e de todos os profs do RS. Só Deus p. nos ajudar.