quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Sou professora de Matemática, trabalho com uma turma de 6a série do EF, com os primeiros anos e o terceiro ano do EM na EEEM Dr. Hildebrando.

Nestes 28 anos de trabalho em sala de aula, sempre tive a preocupação com a qualidade de minhas aulas.
Como trabalho mais com turmas de Ensino Médio, onde a Matemática se apresenta de uma maneira mais abstrata e onde aparece as dificuldades de passar o conteúdo para os alunos de uma maneira mais compreensível, é que motivou-me o interesse em fazer esse curso, pois tenho plena consciência que o professor precisa de aperfeiçoamento, acompanhando o avanço da tecnologia.

Há algumas décadas atrás o professor tinha como único recurso para suas aulas, o quadro-negro e giz, com o tempo apareceram as calculadoras com bobinas de papel e manivela, depois evoluíram para as elétricas e assim por diante, até os dias atuais. Hoje, dispomos de recursos tecnológicos nunca imaginados em épocas passadas, como os computadores, cada vez mais sofisticados. Então, como o professor não procurar o aperfeiçoamento?

Se faz necessário essa busca, com urgência, para que possamos acompanhar nossos alunos no conhecimento e no manuseio dessas máquinas.

Lembrando que a inclusão da tecnologia na Escola, só acontecerá, se o educador mudar a sua postura, ou seja se ele quer realmente mudar, não estiver acomodado, com medo do novo.

O que é preciso? Cursos específicos para cada disciplina, como Matemática por exemplo, onde nós professores dessa área, possamos ministrar aulas usando esse precioso recurso, “adorado” pelos alunos, tornando as aulas mais agradáveis.

Portanto colegas, vamos “arregaçar as mangas”, ânimo, vamos à luta! Em busca de novos vôos...!

Um comentário:

Professora Elizabeth Stefanello Teixeira disse...

Oi Gislaine!
Muito legal teus textos, eu acredito que esse curso vai mudar muita nossa maneira de trabalhar em sala de aula. Vou de adicionar como minha amiga no okut...beijos
Beth