domingo, 23 de novembro de 2008

O QUE SERÁ DO POVO GAÚCHO?
Ultimamente tenho me perguntado muito isso: O que será do povo gaúcho? Onde anda aquele povo heróico e aguerrido? Sim, porque quando vejo na televisão, em jornais, os absurdos realizados pelo governo e olho a minha volta esse povo tão sofrido, correndo de um lado para outro, com a única preocupação de sobreviver, não poderia ser de outra maneira, vem outra pergunta: Será que não é isso que o governo quer mesmo? Sim, porque cansado, o povo não tem tempo de prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor. Quando chega a noite, fatigado, senta em frente a TV e quais notícias que assiste? Eleições nos Estados Unidos, crimes, guerras entre gangs pelos pontos de drogas, assaltos, seqüestros, corrupção, futebol e outras coisas. Mas e as notícias como: Onde estão sendo aplicados os impostos? Políticos prestando contas de seus atos? Apresentação dos projetos, pelo governo, nos mostrando onde estão investindo o que a lei determina, na educação, saúde, segurança, e assim por diante? Será que isso interessa mesmo?
Será que o povo não tem tempo ou não quer enxergar o que está acontecendo. A governadora deu um aumento considerável para seus secretários e para si mesma, seu salário passou a ser de R$ 17 mil por mês, eu nem consigo me imaginar ganhando isso por mês, alguém vai dizer: mas ela é a governadora! Tudo bem, ela tem suas RESPONSABILIDADES, concordo, não tiro seu mérito, mas por que ela é contra um professor ter como piso R$ 950 reais? Por que ela é contra, em cima desse piso, o professor ter suas vantagens? Será que o professor não tem responsabilidades em suas mãos também? Será que o professor, consciente da função que desempenha, não precisa investir em sua formação? Não quero ganhar de salário o mesmo que a governadora, apenas o que está na lei. Cobram tanto do professor em termos de qualidade, mas quais as condições dadas para isso?
Será que o povo sabe que o governo tem que investir, 35% do orçamento em educação, e que isso está na lei? Será que esse povo se preocupa com isso, já que ele enfrenta tantas dificuldades no seu dia? Será que, apesar do cansaço, ele sabe que se lutasse agora, para que o governo cumpra com o que determina lei, seus filhos teriam um futuro melhor?
Sempre tenho a impressão que quando tem uma greve no magistério, como essa que estamos vivendo agora, a população se posiciona contra, felizmente não são todos, mas a maioria, talvez porque a preocupação do governo seja desde o início colocar a opinião pública contra os professores, assim enfraquecendo o movimento. Por quê? Agora imaginem um movimento forte, com toda a comunidade, principalmente pais e alunos juntos, cobrando, exigindo, nem precisa dizer quem sairia ganhando e quem sairia perdendo. E isso é um bom negócio para o governo? Sei que alguns vão dizer por que falo dos pais e alunos estarem juntos conosco se muitos professores não participam da greve! Infelizmente tem colegas que não estão em greve mesmo. Por quê? Talvez medo, acomodação, desiludido, e muitos outros motivos assim como o povo em geral. Mas, por isso que pergunto novamente: O QUE SERÁ DESSE POVO?
Que bom, se o magistério não precisasse fazer greve para se fazer ouvir, para lembrarem que o professor precisa ter aumento salarial como outra classe qualquer, não precisasse fazer greve para fazer valer seus direitos, que estão na lei e que assim mesmo querem nos tirar. Se não são as greves quem vai se comprometer e olhar pelo magistério? Quem se compromete em não deixar que injustiças sejam feitas, desmandos sejam cometidos?
Será que é preciso dizer que um povo educado, não tem grandes problemas com saúde, com segurança? O problema é que, para se investir de verdade em educação, é preciso dinheiro, e os resultados não são imediatos, se percebe resultados a médio e longo prazo, o que não interessa aos políticos.
OUTRA PREOCUPAÇÃO MINHA: SERÁ QUE O GOVERNO JÁ PERCEBEU QUE PODE PINTAR O SETE, FAZER E ACONTECER, MANDAR E DESMANDAR, QUE O POVO NÃO VAI SE MANIFESTAR?
DESABAFO DE UMA PROFESSORA
Nesse momento de incertezas, de angústias, quando me pergunto a quem recorrer, dá uma vontade danada de gritar.
É por isso que recorro a internet, não sei se alguém vai ler ou não, mas é um desbafo que faço, em busca de justiça. É preciso que saibam o que está acontecendo neste momento com os professores e governo.
Sou professora há 28 anos, sempre em sala de aula, e amo muito a minha profissão, mesmo lutando contra as dificuldades nunca pensei em trocar de profissão, como muitos fazem, seria mais fácil abandonar o magistério e deixar que outros colegas lutassem, mas não ficaria com a minha consciência tranqüila, prefiro ficar e lutar pela melhoria da educação em nossas escolas.
Enfrentamos um momento de autoritarismo que nunca tinha vivido antes, nem mesmo na época da ditadura, quando a governadora, por questão de pura intransigência, se nega a negociar com os professores para que possamos voltar às aulas sem descontar os dias parados, para que essas faltas não venham a nos prejudicar futuramente quando for a época da aposentadoria. Já nem falo em licença prêmio, por mais que tenhamos direito, faz muito tempo que os professores não usufruem desse benefício, pois o governo não autoriza que se tire licença prêmio. É apenas mais um exemplo do que acontece com os direitos que temos, mas o governo não permite que possamos usufruir.
A senhora governadora fala que o magistério tem que ser tratado da mesma forma que as demais classes, tudo bem, mas ela esquece que os professores sempre recuperam os dias parados, mesmo que para isso seja preciso trabalhar em nossas férias. Chamo de FÉRIAS, apenas porque não preciso ir à escola, porque férias mesmo, teria que ser um período onde o professor pudesse sair, passear, viajar, mas com o salário que temos isso não é possível. Mas não quero falar sobre questões financeiras, pois a greve atual não é para se discutir aumento salarial, mas sim para que seja cumprida a Lei Federal que nos proporciona um piso salarial e para que não se tire os direitos conquistados ao longo dos anos, que resultou no nosso plano de carreira que temos hoje, o qual a governadora quer mudar tirando nossos benefícios conquistados com muita luta.
A população no geral é contra que se faça greve, dizem para usar outros recursos, mas pergunto que outro recurso? Num governo que não se consegue dialogar, pois sempre se recusou a receber o Cpers, que é o sindicato que representa os professores.
Pergunto ainda: Se não fosse através de greves, qual o governo que perceberia que os professores também precisam de aumento? Mesmo que não seja o mesmo índice de aumento que outras classes ganham e que não precisam lutar para conseguir.
Se não fosse através da greve, quem saberia que a governadora colocou na Câmara um projeto que vem em prejuízo do professor e lutaria para que isso não acontecesse?
Quem sabe que a intenção da governadora, para o próximo ano, não é aplicar os 35% em educação como está na lei? O que a população vai fazer para que ela cumpra com a lei?
Será que vamos aceitar um governo ditador que decide entre quatro paredes o que vão fazer ou deixar de fazer e o povo vai apenas abaixar a cabeça e aceitar?
Quando falo em 35% de investimento na educação é bom lembrar que isso não é aumento salarial para o professor, mas sim é para melhoria em nossas escolas que encontram-se sucateadas, algumas em péssimas condições, sem falar nos repasses para as escolas que cada vez vem diminuindo a ponto de não ter como comprar merenda para os alunos.
Cada governo que assume se preocupa menos com a educação, mas este é o pior de todos com certeza. E por que isso? Porque o povo não cobra dos políticos depois que eles assumem seus cargos depois de eleitos. Quando os professores fazem uma greve, é muito raro ver pais ou alunos juntos, lutando exigindo do governo uma postura de respeito para com a educação. O dia que houver essa união, com certeza o governo vai pensar muito antes de tomar decisões arbitrárias que não sejam em benefício ao povo.
Para finalizar, estou fazendo um pedido se socorro, que alguém olhe por nós, não é possível que nos deixem nas mãos de um governo autoritário, que por “birra”, não quer fazer um acordo, tomando atitudes claras de apenas nos prejudicar, pois não tem outra explicação. Queremos voltar para a escola, queremos recuperar as aulas, como sempre foi feito, então por que toda essa situação? É por maldade? Por intransigência? É esse o jeito novo de governar?
Obrigada por pelo menos me ouvirem.

Professora Gislaine Lorencena

sábado, 30 de agosto de 2008

COMO O COMPUTADOR CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, DA APRENDIZAGEM E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Acredito que a educação está dividida em duas épocas: antes dos computadores e depois dos computadores. Na primeira a comunicação entre professor e aluno acontecia apenas em sala de aula. O que não quer dizer, que isso não aconteça hoje ainda, não podemos esquecer que a maioria dos alunos e, muitos professores, não possuem computador e quando precisam utilizar é preciso vir à escola, o que representa uma dificuldade por falta de tempo.


Quem dispõe desse recurso é uma maneira de estar mais próximo, pois permite uma comunicação mais constante entre professor e aluno, acontecendo uma troca de informações, idéias, onde o professor pode enviar aos seus alunos atividades ou gabarito de questões trabalhadas em aula, por exemplo, assim mesmo distante fisicamente, estar mais próximo de seus alunos.


Há algumas décadas atrás o professor tinha como único recurso para suas aulas, o quadro-negro e giz, com o tempo apareceram as calculadoras com bobinas de papel e manivela, depois evoluíram para as elétricas e assim por diante, até os dias atuais. Hoje, dispomos de recursos tecnológicos nunca imaginados em épocas passadas, como os computadores, cada vez mais sofisticados.


Quando imaginaríamos a possibilidade de podermos entrar em contato com nossos alunos, fora da sala de aula e ainda mais, podermos nos comunicar com eles em tempo real, mesmo estando em lugares diferentes?


Então, como o professor não procurar o aperfeiçoamento? O uso da tecnologia em sala de aula se faz necessário já que possibilita um ensino e uma aprendizagem mais criativa e atualizada. As tecnologias vêm derrubando as paredes da sala de aula, levando o aluno e o professor, a uma educação voltada para a realidade.

Lembrando que a inclusão da tecnologia na Escola, só acontecerá, se o educador mudar a sua postura, ou seja se ele quer realmente mudar, não estiver acomodado, com medo do novo.

As salas de informática devem ser mais freqüentadas pelos professores e seus alunos, devem deixar de ser vistas como algo complicado, difícil de ser usada, para isso devemos ir em busca de aperfeiçoamento e acompanhar os novos tempos em que observamos mudanças e avanços tecnológicos a cada minuto. Não podemos ficar parados no tempo e no espaço, pois o universo está em movimento e este movimento gera constantes mudanças.


Vamos procurar melhorar sempre, através de cursos e de trocas de experiências, na qualidade de professores, não devemos ser rotulados como antiquados, não importa a nossa idade, precisamos ser modernos e falar a mesma linguagem dos nossos alunos, para que nossos objetivos sejam alcançados com sucesso.


Se faz necessário essa busca, com urgência, para que possamos acompanhar nossos alunos no conhecimento e no manuseio dessas máquinas. O que é preciso? Cursos específicos para cada disciplina, como Matemática por exemplo, onde nós professores dessa área, possamos ministrar aulas usando esse precioso recurso, “adorado” pelos alunos, tornando as aulas mais agradáveis. Portanto colegas, vamos “arregaçar as mangas”, ânimo, vamos à luta! Em busca de novos vôos...! Como educadores, sabemos melhor que ninguém, que o aprendizado é contínuo. Temos que estar sempre atualizados e abertos para o novo.


Beijos!



MANUAL DO BLOGUEIRO


O que é um BLOG?

É mais uma ferramenta da rede que podemos utilizar gratuitamente em alguns sites. É como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet. É diariamente atualizado. Permite ao usuário, além de fazer diários, fazer relatos online, expor pensamentos, emoções, pontos de vista e compartilhar com outras pessoas de todos os cantos do mundo, numa total interação, pois permite a participação do leitor nos temas abordados. É possível inserir imagens, fotos, mapas, sons, etc.


Quais as vantagens do BLOG?


Permite que os usuários publiquem temas de seu interesse sem a necessidade de saber como são construídas páginas na Internet e sem conhecimento técnico especializado.


Como criar um blog?


1º) Conhecer as regras de privacidade e política de conteúdo;

2º) Ter ou criar uma conta. Exemplo Gmail do Google;

3º) Criar um nome para o seu BLOG;

4º) Crie um endereço URL exemplo: http://.nome e verifique a disponibilidade;
5º) Definir os assuntos que serão tratados, discutidos, informados no seu BLOG;

6º) No Google , na barra superior, clica em MAIS – E MUITO MAIS – BLOGGER

7º) Se já tem e-mail é só fazer o login e senha, caso não tenha é só seguir os passos para criar o seu blog
8º) Seguir as orientações para administrar as configurações, as postagens e layout do seu BLOG.

9º) Quando for fazer o texto, clicar em NOVA POSTAGEM.

10º)Criar um título e digitar o texto. Antes de publicar, pode-se clicar em VISUALIZAR BLOG.

Se está tudo OK, clicar em PUBLICAR POSTAGEM.
11º) Divulgação – é importante que outras pessoas visitem o seu BLOG.


Não gostou ou verificou algum erro depois que postou seu texto no BLOG?


Você pode modificar o texto já postado da seguinte forma:

1º) Clicar na parte superior em POSTAGEM – EDITAR POSTAGENS;

2º) Fazer as alterações necessárias;

3º) Fazer as postagem novamente clicando em PUBLICAR POSTAGEM.


Como fazer para postar uma figura junto com seu texto no BLOG?


1º) Salvar a figura no seu computador;

2º) INSERIR – FIGURA – PROCURAR (se a imagem estiver no computador ou digite o endereço da imagem na web);

3º) Clicar no layout, tamanho da imagem que desejar;

4º) Fazer UPLOAD DE IMAGEM;

5º) PUBLICAR POSTAGEM.


AGORA É SÓ PRATICAR!


Fonte:

Os passos para a criação do blog, são dicas do meu próprio entendimento ao realizar o curso do PROINFO, que foi proporcionado na minha escola pelo governo federal e seguindo o site www.revistadoblogueiro.blogger.com.br/



sexta-feira, 29 de agosto de 2008

OPINIÃO DOS TEXTOS DE APROFUNDAMENTO DA UNIDADE 5
Textos: Formação do Conhecimento Coletivo:
O Papel do Professor em Tempos de Web Arte e Copyleft

Como utilizar a Internet na educação, de José Manuel Moran

O mundo atual exige que o professor esteja sempre receptivo a novidades, ao avanço da tecnologia e que use esses recursos em busca de uma maior aprendizagem de seus alunos, aliando conteúdo/tecnologia na educação. A aprendizagem para ser mais significativa, se faz necessário novas práticas em sala de aula, então por que não usar as tecnologias que estão a disposição do professor? Por que continuar ser resistente diante de uma realidade que estamos vivenciando que é a mudança veloz das tecnologias?
O professor não pode ficar no passado, parado no tempo, uma vez que tudo a sua volta, evolui num ritmo acelerado, ele precisa estar em constante aperfeiçoamento, buscar e participar de cursos que lhe permitam um conhecimento maior de como usar esses recursos tecnológicos existentes atualmente. A realidade exige um profissional ativo, que seja consciente de seu poder criativo, aliado ao computador e Internet, e responsável pelo encaminhamento de seus alunos com o mundo que o cerca.
O professor atualmente, deve ser um elo entre o aluno e o uso da tecnologia existente na escola, para que este saiba como usar um computador e/ou Internet em seu proveito nos estudos, nos trabalhos. Que os alunos saibam usar esses recursos como um aliado em sua aprendizagem, que seja uma motivação, despertando seu interesse para as aulas.
Fonte:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006 www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Atividade de como utilizar a Internet na educação


Esta atividade será desenvolvida em um turma de 6ª série da seguinte forma:

1º)No laboratório de Informática, criação de seus e-mails;

2º)Pesquisas em sites como exemplo, "Só Matemática” que precisa fazer o cadastro e outros;

3º)Explorar as atividades que apresentam os sites como: jogos, curiosidades, exercícios, etc;

4º)Treinar com os alunos os recursos de copiar e colar;

5º)Seleção de questões, as quais eles mesmos resolverão em seus cadernos;

6º)Troca de questões entre eles, enviando por e-mail.

Estou encerrando a primeira parte. Dia 29/08/08 vou começar as pesquisas, onde eles vão conhecer sites sobre Matemática.

Publicarei o resultado final dessa atividade aproximadamente daqui um mês. Posso adiantar que será uma experiência com sucesso, pois já se pode perceber o interesse dos alunos em realizar as atividades, sendo que já orientei eles sobre o que será realizado.

FERRAMENTAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO


FERRAMENTAS VIRTUAIS

O QUE SÃO?
São ferramentas usadas para facilitar a busca de informações e/ou comunicação com outras pessoas através da Internet.

QUAIS SÃO?
Algumas ferramentas virtuais:
1.Buscadores: É o Google, o Yahoo, o MSN e outros que usamos para busca de informações;

2.Comunicadores instantâneos: Permite nos comunicar com pessoas em tempo real, exemplo é o MSN Messenger.

3.Redes Sociais de Relacionamento: São sites onde amigos ou conhecidos com o mesmo interesse se comunicam, também serve para encontrarmos amigos ou familiares que a muito tempo não se tem notícias. O mais usado é o ORKUT. Também tem site de relacionamento profissional, onde pessoas que atuam na mesma área de trabalho buscam troca de conhecimentos, informações, como o LinkedIn e Ryze.

4.E-mail: É o correio eletrônico. Qualquer pessoa pode criar uma conta de e-mail, pois é gratuita. O e-mail substitui a carta que antigamente enviávamos aos amigos, só que agora não precisamos mais escrever em um papel e ir ao correio para fazer a postagem, podemos fazer isso sem sair de casa.

5.Salas virtuais: Funciona como uma espécie de banco de dados, armazenando diferentes tipos de informação por meio de arquivos. É um recurso que permite aos alunos utilizar o acervo para pesquisa a qualquer hora do dia ou da noite, principalmente para aqueles que não tem condições financeiras para comprar livros e também pela facilidade de se encontrar qualquer assunto de pesquisa, desde que sejam fontes confiáveis, servindo de apoio aos alunos para que eles elaborem seus próprios projetos.

6.Blog: É a forma gratuita de ser o próprio site (página). Serve como um diário, onde publicamos nosso dia-a-dia, serve como propaganda do nosso trabalho. Os mais famosos e utilizados e que são gratuitos são o Blogger e o The Blog.

7.Fóruns de discussão: São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail. Não são usados somente para buscar informações, mas para trocas de idéias gerando o debate, a discussão.

8.Bate-papo ou chat: São salas de usadas por pessoas que tem objetivo de encontrar outras pessoas, com diversos interesses, amizade, profissional, religião ou relacionamento. Algumas salas mais usadas: UOL, TERRA e MSN.

9.Pen drive: É um dispositivo, que como o diskete serve para guarda informações.

10.Notebook – Mini computador que faz as mesmas tarefas dos demais


Fonte:
http://www.gmoura.com ; http://www.wikipedia.com.br
http://www.redeaprendizagem.blogspot.com
www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=7027

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Sou professora de Matemática, trabalho com uma turma de 6a série do EF, com os primeiros anos e o terceiro ano do EM na EEEM Dr. Hildebrando.

Nestes 28 anos de trabalho em sala de aula, sempre tive a preocupação com a qualidade de minhas aulas.
Como trabalho mais com turmas de Ensino Médio, onde a Matemática se apresenta de uma maneira mais abstrata e onde aparece as dificuldades de passar o conteúdo para os alunos de uma maneira mais compreensível, é que motivou-me o interesse em fazer esse curso, pois tenho plena consciência que o professor precisa de aperfeiçoamento, acompanhando o avanço da tecnologia.

Há algumas décadas atrás o professor tinha como único recurso para suas aulas, o quadro-negro e giz, com o tempo apareceram as calculadoras com bobinas de papel e manivela, depois evoluíram para as elétricas e assim por diante, até os dias atuais. Hoje, dispomos de recursos tecnológicos nunca imaginados em épocas passadas, como os computadores, cada vez mais sofisticados. Então, como o professor não procurar o aperfeiçoamento?

Se faz necessário essa busca, com urgência, para que possamos acompanhar nossos alunos no conhecimento e no manuseio dessas máquinas.

Lembrando que a inclusão da tecnologia na Escola, só acontecerá, se o educador mudar a sua postura, ou seja se ele quer realmente mudar, não estiver acomodado, com medo do novo.

O que é preciso? Cursos específicos para cada disciplina, como Matemática por exemplo, onde nós professores dessa área, possamos ministrar aulas usando esse precioso recurso, “adorado” pelos alunos, tornando as aulas mais agradáveis.

Portanto colegas, vamos “arregaçar as mangas”, ânimo, vamos à luta! Em busca de novos vôos...!

CRIAÇÃO DE BLOG

A aula de hoje foi o máximo, aprendemos coisas não imagináveis, graças ao professor de hoje, o nosso querido EDMILSON! Merece com certeza caixas e caixas de bombons!